
A Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET) saúda a iniciativa da Direção-Geral da Educação ao promover a consulta pública da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) e das Aprendizagens Essenciais de Cidadania e Desenvolvimento, reconhecendo o papel estruturante da escola na formação de cidadãos informados, participativos e responsáveis.
Nesse sentido, a OET enviou os seus contributos para a inclusão de temas relacionados com a Segurança Alimentar, a Literacia Alimentar e o Comportamento do Consumidor no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, dos quais se destaca a integração dos seguintes tópicos como conteúdos temáticos complementares nessa disciplina:
- Leitura e interpretação de rótulos alimentares: compreender a informação nutricional, identificar alergénios, aditivos e origem dos produtos;
- Regras básicas de segurança e higiene alimentar no manuseamento, confeção e conservação dos alimentos em ambiente doméstico;
- Compreensão do papel dos engenheiros alimentares e das entidades reguladoras na proteção da saúde pública;
- Incentivo ao consumo responsável: redução do desperdício, valorização de produtos locais e sazonais;
- Impacto ambiental e social da cadeia de produção e consumo alimentar.
Enquanto profissionais cuja missão é garantir alimentos seguros “do prado ao prato”, estamos convictos de que educar as novas gerações para a responsabilidade alimentar é também educar para uma cidadania ativa, informada e sustentável.
Consulte o documento com o parecer do colégio de engenharia alimentar AQUI.
